Osteoporose

O que é osteoporose?


Osteoporose, que significa literalmente ‘osso poroso’, é uma doença progressiva de perda de massa óssea e deterioração esquelética na qual os ossos tornam-se frágeis e têm maior probabilidade de sofrer fraturas (i.e., ossos fraturados). Frequentemente a doença se desenvolve de forma imperceptível durante vários anos, sem sintomas ou dor, até a ocorrência de uma fratura.

- Fraturas em pessoas com ossos enfraquecidos ocorrem frequentemente após uma queda na posição ortostática. Entretanto, elas também podem resultar de uma batida sem importância ou de agachar durante as atividades cotidianas.

- Qualquer osso pode ser afetado, mas as fraturas mais comuns ocorrem no pulso, coluna e quadril. Fraturas na coluna são conhecidas como fraturas vertebrais.

- Frequentemente fraturas levam à dor crônica, incapacidade e piora da qualidade de vida. As fraturas do quadril em particular quase sempre exigem hospitalização e cirurgias de grande porte e estão até associadas com maior risco de morte.

A boa notícia é que agora a osteoporose é uma condição altamente tratável e, com uma combinação de mudanças no estilo de vida e tratamento médico adequado o risco de fraturas pode ser reduzido.


Informações-chave sobre Osteoporose


Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas. No Brasil há cerca de 10 milhões de pessoas, com 200 mil mortes por ano em decorrência das fraturas osteoporóticas;

Cerca de um em cada três mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 vai fraturar um osso devido à osteoporose;

A cada três segundos ocorre uma fratura osteoporótica;

Uma fratura prévia está associada com um risco aumentado de 86% de ocorrência de uma nova fratura;

Aproximadamente 25% das pessoas que sofrem uma fratura de fêmur irão a óbito já no primeiro ano após a fratura;

As fraturas de quadril podem causar perda de independência nos pacientes fraturados: 40% incapazes de caminhar de forma independente; 60% necessitam de uma ajuda, um ano depois; 33%, sendo totalmente dependente ou em um lar de idosos no ano seguinte a fratura de quadril;

A maioria dos pacientes com uma fratura osteoporótica não são nem avaliadas, nem tratadas pelo sistema de cuidados de saúde;

Em 2050, a incidência mundial de fratura de quadril em homens é projetada para aumentar em 310% e 240% entre as mulheres;

A densitometria óssea é o exame indicado para o diagnóstico precoce de osteoporose, para monitorar a resposta ao seu tratamento e para auxiliar na predição do risco de fratura.


Qual é a frequência da osteoporose?


A osteoporose pode afetar pessoas de todas as idades, mas é muito mais comum em homens e mulheres mais velhos. Quase 75% das fraturas de quadril, coluna e pulso ocorrem entre pessoas com 65 anos ou mais. Mulheres são mais suscetíveis a ter osteoporose porque elas perdem densidade óssea mais rapidamente à medida que seus níveis de estrógeno caem nos anos seguintes à menopausa.

Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima de 50 anos sofrerão uma fratura decorrente de osteoporose até o final de sua vida. Em todo o mundo, estima-se que uma fratura decorrente de osteoporose ocorra a cada três segundos, e uma fratura vertebral a cada 22 segundos. A incidência de fraturas varia de país para país e entre grupos da população.

(Fonte: http://osteoporosisinlatinamerica.com/pt/o-que-e-osteoporose/)