Doença Renal Crônica e a Anemia – Saiba mais

Dra. Daniela Barbieri

O rim é responsável principalmente pela filtração do sangue, excretando através da urina o que é desnecessário, tóxico ou excessivo. Ele também tem uma função endócrina que é de ser o principal produtor de eritropoietina, hormônio que estimula a produção de glóbulos vermelhos. Quando há redução desse hormônio nos estágios terminais da doença renal surge o quadro de anemia.

Há várias causas para a diminuição da produção de glóbulos vermelhos e do pigmento que carrega o oxigênio (hemoglobina) _ anemia. A mais conhecida e comum é por carência de ferro. Doenças da própria medula óssea (onde essa produção ocorre), outras carências nutricionais, doenças genéticas e doenças crônicas que tirem o estímulo para essa produção podem ser causas.

A anemia geralmente traz sintomas de fraqueza, indisposição, sonolência, dor nas pernas, e pode causar falta-de-ar, palpitações e até dor no peito. Tratar a anemia, melhorando a taxa de hemoglobina, é fundamental para diminuir sintomas e melhorar a qualidade de vida do portador.

Quando estudamos uma nova opção terapêutica para a anemia, abrimos o leque no horizonte do melhor cuidado do renal crônico, um paciente já tão fragilizado por uma doença incurável grave e duradoura.

O CEDOES está estudando novas alternativas de tratamento em um novo medicamento que pode melhorar a vida dos doentes renais e amenizar os sintomas de anemia da DRC.

Se você deseja ser um voluntário ou saber mais sobre o CEDOES e o tratamento clique aqui ou ligue para a gente: (27) 2125-0202 | 2125-0204.