Os médicos disseram que Lucas estava perto da morte devido a complicações resultantes de um vírus respiratório severo, acreditando, mas não confirmado como o vírus da gripe. Sua mãe, Desiree, disse que tudo começou cerca de oito dias atrás, quando ele voltou para casa da escola com febre.

“Apenas assumi que era gripe”, disse ela.

Passaram os dias, mas em vez de melhorar, Desiree disse que a condição de Lucas piorou.

“Respiração rápida. Ele estava respirando muito mais rápido e muito mais superficialmente, e quando eu pedia para ele respirar fundo, não conseguia “, disse Desiree.

Foi quando ela decidiu levá-lo para a sala de emergência no Levine Children’s Hospital. Desiree disse que ele foi admitido imediatamente.

“Ele passou de um paciente estável para um paciente de cuidados intensivos que exigia uma quantidade muito grande de apoio em questão de horas”, disse o Dr. Dwight Bailey, diretor médico de especialidade, cuidados intensivos pediátricos.

O Dr. Bailey disse que um vírus atacou os pulmões de Lucas, que depois foi complicado por uma infecção viral e causou a falência dos órgãos de Lucas.

“Ele sofreu uma falha no sistema de vários órgãos. Simplesmente, ele não estava respondendo a nenhum dos medicamentos que já salvaram vidas antes. Ele estava em um risco muito alto de morte “, disse o Dr. Bailey.

“Foi durante a noite, o Dr. Bailey bateu na porta, veio e me acordou e eu sabia que não poderia ser uma boa notícia”, disse Desiree.

Executando as opções, o Dr. Bailey voltou-se para uma droga de investigação chamada LJ501, que até este ponto só tinha sido utilizada em ensaios clínicos em pacientes adultos. O Dr. Bailey explicou aos Judys que os riscos da droga eram mínimos em comparação com os riscos que Lucas enfrentava atualmente, e os pais deram seu consentimento.

“Dentro de três horas após começar a usar esta droga de investigação, ele estava fora dos maiores riscos e o medicamento estava apoiando a freqüência cardíaca e a pressão arterial, o que é simplesmente uma resposta surpreendente”, disse o Dr. Bailey.

Os Judys estão felizes. Lucas em breve irá para casa e quer que outros saibam sobre essa droga experimental, então eles também podem ter esperança.

“A pesquisa clínica e a pesquisa pediátrica são uma pedra angular para o avanço das terapias médicas, e tivemos a chance de fazer isso aqui”, disse o Dr. Bailey.

Ele acrescentou que em sua carreira médica de 19 anos, este caso foi certamente um dos destaques.

“Nada menos que incrível e milagroso. Eu não poderia estar mais animado para vê-lo caminhando e sorrindo e para vê-lo sair pelas portas “, disse ele.

Fonte: wcnc.com

22/02/2018