Dermatite Atópica – Saiba Mais

Dra. Kátia Faria – Dermatologista

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica da pele, recidivante, com lesões vermelhas, descamativas, espessadas, localizadas principalmente nas dobras e com muito prurido (coceira). Inicia na infância, podendo se estender até a idade adulta. Costuma estar associada ou alternar com outras condições alérgicas, na pessoa e familiares, como asma, bronquite ou rinite. A herança genética, principalmente a materna, é de grande importância.

O “Estado Atópico” compreende várias anormalidades nas funções básicas da pele, como diminuição da hidratação e função de barreira, além das desordens na regulação imunológica. Sofre grande influência do ambiente em que o paciente está inserido, inclusive o emocional, que é grande desencadeador ou agravante das crises; seus hábitos higiênicos (excesso de limpeza) e a estação do ano (piora no inverno)

Pacientes com DA são particularmente susceptíveis a certas infecções cutâneas (bacterianas, virais e fúngicas), e, um maior risco de desenvolver dermatite de contato irritativa.

O tratamento varia, desde medicações tópicas a orais, dependendo da área de superfície afetada pela DA. Existem escalas de graduação que determinam o perfil de cada paciente.

A DA é um problema de saúde significativo nos países ocidentais. E, embora a DA não seja uma ameaça à vida, representa um problema crônico, recidivante, que afeta indivíduos e suas famílias emocionalmente e financeiramente.

O CEDOES está estudando novas alternativas de tratamento em um novo medicamento que pode melhorar a vida dos doentes com DA moderada a grave, não responsivos aos tratamentos conservadores. Se você deseja ser um voluntário ou saber mais sobre o CEDOES e o tratamento clique aqui ou ligue para a gente: (27) 2125-0202 | 2125-0204.